28/12/2007

Horta caseira

...Amigas, não poderia deixar de mostrar para vocês minha mais nova aventura!!Uma hortinha caseira!! Comecei meio insegura achando que não iria dar muito certo, mas fazendo tudo certinho e colocando muito carinho e atenção o resultado é este!! Depois de algumas semanas de cuidados, chegou a hora da primeira colheita!! Rúculas,couve, manjerição e rabanetes fresquinhos e saborosos!!
Gostou? Quer também se aventurar?? Com meu pouco conhecimento na área e sem pretensão nenhuma contarei apenas como fiz, quem sabe você se anima!!rsrs
Basta ter boas sementes(comprei aquelas de supermercado), terra adubada não requer grandes espaços, você pode usar vasos que servirão de decoração, algumas ferramentas e boa vontade.
Ao planejar uma horta caseira devemos ter os conhecimentos de alguns passos importantes:
  • Área (local que pegue um pouco de sol);
  • adubação (usei Humus de minhocas);
  • irrigação (molhar pela manhã e a tarde);
  • cultivo (Escolher espécies e variedades que crescem de maneira vigorosa, tenham ciclo cultural curto, permitindo um maior número de colheitas; que tenham porte pequeno).
  • Sugestões de algumas espécies de plantio fácil.
  • Rúcula, salsa, coentro,tomate,pimenta,pimentão, rabanete, couve...e uma infinidade de ervas medicinais e temperos.

...Eis a minha hortinha!!Toda plantada em vasos!!

Pé de tomates...

2 MESES DEPOIS...

...Meus tomatinhos como estão agora!!!


Manjericão e couve manteiga!! Já colhi!!rsrs

...Minha primeira colheita!Rabanetes,tudo de bomm!!

Obrigada pelas visitas e comentários!! Aproveito para desejar um FELIZ ANO NOVO!!

26 comentários:

Lau disse...

ai q TUDO! Adorei a idéia, meu pais adoram mexer com essas coisas, já eu...
Feliz Ano Novo, mta paz, saúde e luz e, mtas realizações e recomeços em 2008, p/ vc e sua família!
Bjinhus no coração!

Martiola disse...

Muchas felicidades en estas fiestas y mis mejores deseos para el 2008. Besos!

Emi disse...

-Está muy lindo tu blog,te felicito, en encanto la mariposa que estaba en el carro...Te deseo un año nuevo lleno de felicidad ,salud y muchos éxitos...
Con cariño Emi, desde COSTA RICA.

Drica Menezes disse...

Feliz Ano Novo! Que 2008 seja um ano repleto de alegrias, realizações e sorrisos! Mtas felicidades! Beijão! Drica! :)

betty mello disse...

Adorei a idéia, e desculpe-me...mas vou copiar !!!Feliz Ano novo! Adorei seu cantinho , parabéns ! Com carinho, Betty

ZzabeLinha disse...

Olá Mone

Sempre uma nova ideia!!
Olha vim desejar um Ano Novo muito
feliz e cheio de Paz e Esperança...
Que 2008 traga a realização dos seus sonhos.

Beijinhos

Isabel

xanangel disse...

Muito a frente!!!
Excelente ideia.. só nao daço o mesmo porque sei que a minha gata ia achar muita piada a hortinha, mas felicito a obra!!!

Parabéns!!!
Beijokas

Pri Diniz disse...

Mone, sempre quis fazer uma dessas, mas em casa não dá!
Quem sabe assim que mudar não consigo fazer uma hortinha!!!
Beijos e feliz ano novo viu???

Mariah Madalena disse...

Sua horta está linda! Me fala que semente vc comprou para o rabanete? Na minha horta não vingou temperos e chás, como o oregano e a erva-doce. Ah, e a cebolinha ficou muito pequena, não sei se teria que mudar de vaso.
Feliz 2008 para nós!

Beijão

Cecilia - Titi disse...

Hola, me gustó mucho tu blog es muy creativo e ingenioso, me gustan mucho las plantas tambien.
Sobre tu pregunta, están hechos en decoupage en vidrio con un pegamento especial que se mete a horno convencional por un tiempo y temperatura determinado, asi que NO se sale con NADA jajajajaja.
Un abrazo y nos leemos
Titi de Chile

Káthia disse...

Olá Miga!!
Nossa, que hortinha linda, deve ser maravilhoso, comermos do alimento que plantamos com as nossas próprias mãos, quem sabe um dia me aventuro também...
Beijos querida, e um ano cheio de luz...um pouquinho atrasado, mas como o ano está apenas começando, tá valendo, rs.

Anônimo disse...

Voltei, depois de todas as festas de finais de ano e de minha mudança de minas para Brasilia, aqui estou retornando lentamente, adorei seu trabalho, tá lindo viu?
Depois venha me visitar tb.
Feliz 2008 pra você!
Beijinhos.

Maria Elisa Guirro disse...

Olá,

sempre passo para admirar seus trabalhos e criações. Hoje, porém, estou passando para lhe desejar um 2008 com muita paz e saúde, trabalho e amor, harmonia e também sucesso...

Beijinho,

Lisa

Caixinha de Surpresas disse...

Que ideia maravilhosa!!! não há nada como comer produtos biológicos...
O seu blog está um encanto e os trabalhos...ufa, nem tenho palavras. Muitos Parabéns!!!
Beijinhos,

Cláudia Ferreira disse...

Olá amiga!
Gostei muito do teu blog, dás ídeias muito interessantes de reciclagem!
Beijinhos, Cláudia

Paula460 disse...

que bonita idea! mi abuela esta haciendo una tambien...
donde has estado amiga?
espero que descansando... quizas viajando?
besotes desde Chile!

εïз Andrea Cris εïз disse...

Oi Amiga
Que Saudades...Voltei
Nossa que Lindo o seu novo Blog...Adorei.....
Seus trabalhos são Maravilhosos...
PARABENS
E a hortinha Caseira dá até para sentir o cheirinho dos legumes fresquinhos...eu tinha um Vasinho de pé de tomatinho...adorava ...
Bjs
Andrea

Trapos e Farrapos disse...

Olá! A ideia não é má pra quem gosta de mexer na terra hehe, gostei muito do que vi, trabalhinhos lindos, parabens, beijos Cristina Coelho

Sandra Allima disse...

OLÁ QUERIDA AMIGA AMEI CONHECER O SEU BLOG TEM MUITAS COISAS LINDAS EU ESTOU APRENDENDO UM POUCO DE TUDO E CONHECENDO OS SEUS TRABALHOS ME DA MAIS VONTADE DE APRENDER CADA VEZ MAIS BEIJINHOS SANDRA ALLIMA.

Nuna disse...

Passei para te desejar uma ótima semana....
Obrigado pelas visitinhas,pelo carinho....
Desejo que esta semana seja muito produtiva,
que Deus te abençõe,te guarde...
beijuusss
Amei esta hortinha....imaginaca que tinha que ser num espaço maior...até me deu vontade de fazer uma....muito bom!!!!
Você plantou com mudinhas ou seá que dá certo com aquelas sementinhas que a gente compra no super de saquinho?

Anônimo disse...

Parabens....vou seguir suas dicas na minha casa nova já tem um canterinho preparado...só me esperando.

Barbara Horn disse...

oi mone... passei para retribuir a visita e adorei tudo o que vi... e sua horta em vasos.... maravilhosa! Eu que estou só nos temperos me animei a plantar de tudo agora....rs....obrigada e beijos!

Anônimo disse...

Parabéns!!!
Sua horta tá linda. Como conseguiu obter o plantio da rúcula? Você utilizou muda ou semente?

Bia Bomfim disse...

Estou começando minha hortinha e adorei conhecer a sua. Moro em cobertura e tem muito sol no terraço. Acho que precisamos proteger quando as mudas estão crescendo, não?
Bia

Girassol disse...

Belíssima idéia! Sua família e o planeta agradecem, com certeza, esse seu toque saudável!
Vou te copiar descaradamente!!!!
hehehe
Estou seguindo esse seu blogue! Achei maravilhoso!

Fabiana Correia disse...

Que linda hortinha, queria começar a minha, mas me falta tempo. Agora fiquei mais inspirada.

Bjs